Buscar en este blog

lunes, 24 de septiembre de 2007

Especialista lança livro inédito sobre o sistema plantio direto no Cerrado

29/8/2007 - Especialista lança livro inédito sobre o sistema no Cerrado
Imprimir Enviar por e-mail Voltar para o índice
 


Agrônomo e consultor em Plantio Direto e em Integração Lavoura-Pecuária, com experiência de quase 30 anos no sistema, Márcio João Scaléa lança hoje (quarta-feira, 29 de agosto), às 21h, após a abertura do Simpósio sobre Plantio Direto na Palha – Gestão Sustentável do Agronegócio, que acontece no Bristol Vila Velha Hotel, em Ponta Grossa (PR), o livro Plantio Direto. O evento termina dia 31.

Com edição limitada (500 exemplares) patrocinada pela Monsanto, o livro, da Aldeia Norte Editora, traça um panorama deste sistema, que na safra 2005/2006 foi aplicado no cultivo de 25,5 milhões de hectares no País - com estimativa de utilização no Cerrado, na safra 2006 / 2007, de 10 milhões de hectares -, e aborda ainda a integração lavoura-pecuária via Sistema Plantio Direto. Traz ainda personagens conhecidos do Cerrado, como Nilo Bonamigo, Munefume Matsubara e Juarez Guterrez, todos, de acordo com o autor, de fundamental importância para a disseminação do PD no Cerrado.

Na ocasião, também será lançada a cartilha Integração Lavoura-Pecuária e Renovação de Pastagens em Plantio Direto, escrita, também por Márcio João Scaléa, sob a forma de cordel. Em rimas, ela explica, passo a passo, as razões, vantagens e procedimentos para se adotar a integração, terminando com algumas estrofes sobre Biotecnologia e seu efeito/ação na integração lavoura-pecuária. As ilustrações do Cordel Tecnológico, produzido pela Aldeia Norte Editora, foram produzidas com base em fotos feitas pelo próprio autor.



Capítulos trazem a visão de quem ajudou a desenvolver o PD



1 - Introdução - trata dos primeiros contatos que o autor teve com o plantio direto, algumas definições, barreiras iniciais para sua expansão e comentários sobre sua difusão.



2 - Avaliação do plantio direto frente a aspectos relevantes da cultura moderna - filosófico/ambiental, histórico, econômicos.



3 - Fundamentos do plantio direto – o autor comenta os fundamentos do sistema, como eliminação do preparo do solo, uso de herbicidas, cobertura morta, plantadeiras e rotação de culturas.



4 - Fundamentos do plantio direto reavaliados à luz dos conhecimentos de 2003 - preparo de solo, uso de herbicidas, cobertura morta, plantadeiras e rotação de culturas.



5 - Integração lavoura/pecuária - Introdução, com análise das razões para que seja adotada, os tipos de integração etc.



6 - Caminhos e histórias do plantio direto – o autor relata sua participação e envolvimento com a evolução do sistema no Brasil, de 1980 a 2005, assim divididos: O PD engatinhando (1980-1986), o PD começando a andar (1987-1993), a explosão do PD e o engatinhar da integração lavoura-pecuária (1994-1998), o PD na renovação de pastagens (1999-2002), o PD no Cerrado: Novas Fronteiras (2003-2005).



7- Apêndice - o solo e a erosão, uma pequena crônica sobre um pretenso diálogo entre ambos.



Sobre o autor



- Consultor Especialista em Plantio Direto e em Integração Lavoura/Pecuária (atual).

- Representante de Desenvolvimento de Produtos e Mercados, gerente de Desenvolvimento de Mercados e gerente técnico de Plantio Direto da Monsanto do Brasil Ltda., atuando em todo o Cerrado (1980/2006).

- Gerente de Campo, Fazenda Itamarati Sul, Ponta Porã (MS), gerenciando 25 mil ha de lavouras de soja, milho, arroz, trigo e aveia (1975/1979).

- Representante técnico de vendas da Monsanto do Brasil Ltda., Maringá (PR) (1973/1975).

- Representante técnico de vendas da Hércules do Brasil Ltda., Londrina (PR) (1972/1973).

- Coordenador-técnico em várias empresas de Aviação Agrícola, com trabalhos em banana, soja, algodão, pastagens, trigo, milho, arroz e reflorestamento (1969/1972).





Outras informações

CDI – Casa da Imprensa
Cláudia Santos / Cássia Brosque
(11) 3817-7925 / 7923

No hay comentarios.: