Buscar en este blog

lunes, 24 de septiembre de 2007

As muitas vantagens do plantio direto

As muitas vantagens do plantio direto
24/09/2007
Fonte: FOLHA DE LONDRINA

O nome de Herbert Bartz é intimamente ligado a esse avanço na técnica de plantação

 

A técnica de plantio direto na palhada ainda não é adotada extensivamente no Brasil, embora implantada há 35 anos, mas vem se expandindo, inclusive em regiões que tinham limitada capacidade de produção. Essa prática dispensa a aração e exige práticas como a rotação de culturas, que é um dos pilares do sistema, pois boa parte do manejo do solo é feito com o aproveitamento da palhada da colheita anterior. O resíduo converte-se em nutriente natural, enriquecendo o solo e a rotação de culturas dá condicionamento físico à terra.

O grande introdutor do plantio direto foi Herbert Bartz, e sua fazenda Rhenania, em Rolândia, foi o marco do novo modelo agrícola. Esse alemão que passou dificuldades na Alemanha, viria para o Brasil e aqui se estabeleceria para implantar, no futuro, o que seria um sistema revolucionário na agricultura. Hoje, o nome de Herbert Bartz é sinônimo de plantio direto, e vice-versa, sendo impossível dissociar um do outro. Nestes tempos em que a preservação ambiental transforma-se numa política universal e vai cada vez mais conscientizando cidadãos e ganhando espaço também nos currículos escolares, a plantação direta sobre a palhada preserva a qualidade do solo agrícola e aumenta a produtividade. Os ganhos, portanto, são duplicados.

A técnica veio se desenvolvendo e hoje permite a integração lavoura-pecuária numa mesma propriedade. A região do cerrado do Brasil Central, castigada por um período sem chuva, limitava-se às safras de verão e sem diversificação de culturas, mas agora os produtores têm aproveitado o período de entresafra para plantar espécies resistentes à seca, como brachiaria, sorgo e azevém. A cultura que vem depois da gramínea tem um aumento de produtividade de 5% a 10%. Outra vantagem do plantio direto é a produção das pragas e plantas daninhas, e a renda no geral tem sido maior e com custo menor. O sistema permite maior absorção de água pelo solo, embora melhorias ainda devam ser feitas, para evitar a formação de enxurradas, pois o sistema visa especialmente evitar a erosão.

Neste País de tanta terra apta para a agricultura com reservas ainda não exploradas e outras dependendo de correções do solo para também produzirem abundantemente, essa prática revolucionária do plantio direto vem ao encontro da vocação ambiental, pela menor degradação do solo e o maior respeito à natureza.

O grande herói brasileiro dessa conquista é sem dúvida Herbert Bartz, que exalta o Brasil como o país que produz ""a comida mais barata do mundo"" e por isso é ""a mais competitiva"". Mas não deixa de criticar a política governamental para o campo, ressaltando que o produtor é muito eficiente e desempenha a sua função ""da porteira para dentro"", porém esbarrando lá fora com políticas inadequadas. ""Acredito que o Governo não tem consciência do pecado que comete por isso"", ele lamenta. Esse lamento é uníssono na classe produtora rural.

No hay comentarios.: